sexta-feira, 20 de setembro de 2024
CRÔNICA

Deus é Deus e sempre será Deus

22/05/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Lendo nesta semana alguns periódicos na internet, encontrei duas reportagens interessantes, a primeira da VEJA com o título: Novas descobertas desafiam teorias sobre origem e formação do universo, e a segunda do jornal 247 com o título: Onde fica Deus frente as novas descobertas do universo.
Nas duas os repórteres questionam qual será a posição que a religião terá frente às “descobertas”, que coloco entre aspas, pois, os que os cientistas estão vendo agora sempre esteve lá nos céus do Universo. Nunca esteve escondido, nós é que não tínhamos a tecnologia apropriada para observarmos tão distantes galáxias.
Necessitamos de milênios para poder entender que o escrito bíblico de Moisés no livro de Gênesis capítulo 1 é mais que correto. E o escritor não era um homem sem cultura, pois ele fora educado na corte do faraó até aos quarenta anos. Como também não olvidemos que foi educado por sua mãe legítima a respeito do Deus adorado pelos seus descendentes. E que aos oitenta ano de idade foi comissionado por Deus, aquele que já conhecia, para tirar seu povo da escravidão e mostrar a eles, povo escravo que adorava aos deuses do Egito e ao faraó, que havia um Deus que tinha criado todas as coisas e todo homem, e que faraó, não era deus.
Moisés escreve seu texto didaticamente e orientado pelo próprio autor da Criação. Muitas vezes nós ao lermos o texto queremos enquadrá-lo ao nosso entendimento, então achamos que os sete dias descritos ali são iguais aos nossos dias de 24 horas. Quero afirmar que creio profundamente que Deus poderia criar tudo em uma semana literalmente. Mas também creio profundamente que o nosso próprio Deus deixou sua assinatura em tudo o que a ciência encontra pelo mundo afora, e que é motivo de estudo. Não posso deixar de acreditar nos dinossauros que andaram na terra em priscas eras, como também não posso duvidar do aprimoramento do gênero humano sobre a terra. E creio profundamente que em todos os tempos, lugares e acontecimentos, Deus esteve presente, e está também agora.
Alguns fatos são incontestes como por exemplo os versículos 3 e 4 de Gênesis capítulo 1: “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas”. O Universo não é escuro, ele tem luz própria como os telescópios da Nasa estão mostrando, como também tem grande profusão de cores. Não há nada discordante, mas em tudo concorda com o texto do livro Santo.
Se continuarmos a ler veremos que como Deus faz separação das águas nos versículos 6 a 8: “E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo”. Novamente aqui, temos as águas no Universo e também as águas aqui na terra e em diversos outros planetas que existem e estão esperando para serem vistos pelas lentes dos telescópios. Uma das maiores provas de água no Universo são os Cometas formados de gelo que andam pelo cosmos e alguns nos visitam de épocas em épocas.
Fico impressionado pelo “sensacionalismo” empregado pelos repórteres pelos acontecimentos que eles proclamam com grande veemência: descoberto novo planeta, ou como agora subliminarmente como fica Deus em todas essas descobertas. Que me desculpem, mas por favor leiam o texto bíblico que irão descobrir que tudo está ali descrito de forma simples e didática para que possamos entender e adorar o Criador em todo seu esplendor. Não fique abismado com o que a ciência hoje proclama como grande descoberta, porque já está na Bíblia descrito de forma bem clara. Eu creio e continuo a crer, que Deus é Deus e nada menos. Shalom.