sábado, 6 de julho de 2024
CRÔNICA

Arrependimento fingido

08/05/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Uma das coisas que impressiona na Bíblia é que se a estudarmos com frequência e assiduidade encontraremos tudo o que precisamos para viver bem.
Quando começamos a estudar desde o princípio, o livro de Gênesis, desde a história da criação do homem por Moisés, que é uma simplificação da verdadeira história, a explicação do pecado de maneira bastante didática, com a queda do homem pela desobediência, entendemos o precioso amor de Deus por nós.
Estudando a corrupção do homem e o dilúvio com Noé, e depois a torre de Babel com novamente o homem tentando ser igual a Deus, e a confusão das línguas para que o mundo fosse novamente habitado, agora pelas diversas etnias, Deus cuida amorosamente de todos, mesmo tendo o homem buscado por diferentes deuses para adorar no lugar do Criador.
Passando pela escravidão no Egito, pelo período de 400 anos, e libertado do cativeiro pelo homem que escreveu estes cinco primeiros livros é muito maravilhoso ver a trajetória do homem na face da terra.
Mesmo tendo o homem discutido se é verdade ou ficção tudo o que está nos livros, a ciência vem demonstrando através de suas descobertas que todos os acontecimentos são de verdadeiro teor, até mesmo a “mãe” de Moisés, um dos poucos faraós do Egito, a rainha Hatshepsut, considerada um dos governantes mais importantes do Antigo Egito. Ela é conhecida como a primeira mulher faraó do Egito antigo a reinar como homem com toda a autoridade do faraó.
Temos o tempo dos reis começando por Saul, Davi e Salomão, e depois pelos reis de Judá e Israel com a divisão do reino com a morte de Salomão. E o tempo dos profetas todos marcando a vinda de Jesus, o Messias até o tempo presente com o Espírito Santo sobre todos os que creem.
Mas quero ressaltar nesta semana um momento especial da história, quando o profeta Oséias um pouco antes da queda de Samaria e que o Senhor Deus para mostrar como o povo estava fala ao profeta que se case com uma prostituta, como está no capítulo 1, versículo 2: “quando pela primeira vez, o Senhor falou por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: vá e case com uma prostituta e tenha com ela filhos de uma prostituta, porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor”.
O povo todo estava distante do Senhor adorando deuses de todos os povos da redondeza, e Deus quer mostrar esse pecado ao povo mandando que Oséias se case com uma prostituta, e isso iria mostrar como a nação estava na presença de Deus. Esse ato mostra o fundo que estava Israel, e então Oséias chama o povo para se arrepender, mas infelizmente o arrependimento mostrado pelo povo é fingido, como se dissessem se demonstrarmos arrependimento Deus irá novamente se compadecer de todo mal que haveria de nos dar, e nos perdoará.
É aqui que Oséias mostra o porquê Deus mandou que se casasse com uma prostituta, não há verdade em seu coração, nem em suas ações, vejamos o que diz o versículo 6 do capítulo 1: “E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Judá, mas tudo lhe tirarei. E quando essa filha foi desmamada a esposa ficou gravida novamente e agora veio um menino que foi chamado de Lo-ami, porque vocês não são o meu povo, nem eu serei o seu Deus.
Deus mostrava sua insatisfação com a atitude do povo. Incrível como o povo ainda acreditava que se fizesse um ato de sacrifício fingido Deus aceitaria e tudo voltaria ao normal. E no ano de 722 a.C Judá cai nas mãos da Assíria.
Tudo isso pode nos mostrar que hoje necessitamos de um arrependimento autêntico, que precisamos adorar e honrar a Deus com verdade e honestidade, pois o Deus que agiu assim com Judá e depois com Israel devido a desobediência pode muito bem agir assim conosco hoje também. Passamos por momentos tormentosos em nosso País e no mundo, é hora de nos voltarmos com sinceridade de votos e ações para com Deus. Pense nisso. Shalom.