“Nada permanece, exceto a mudança” (Heráclito de Éfeso). O desejo de mudança é muito antigo, porém nem toda mudança é positiva. Precisamos distinguir três conceitos para entender o nosso tema: Conformação: mudança para ficar melhor acomodado no mundo, para que eu não tenha dissabores. Porém fico insosso, sem sabor. Deformação: é quando alguém muda para pior. Ou ainda aquelas pessoas que dizem que não mudarão o seu jeito de ser por nada. Não mudar também é uma deformação. Transformação: esse é o desafio que devemos abraçar. Paulo é um exemplo de transformação. A primeira transformação é a mudança do nome. Saulo era um assassino de cristãos, foi protagonista da morte de Estevão. Mas de monstro transformou-se em benção.
Quando olho para Paulo, duas coisas me vêm ao coração de imediato: 1) Não importa quão impossível pareça, a mudança é uma possibilidade real. Eu não conheço a sua vida e não sei o que você está vivendo, mas se Saulo virou Paulo, a sua vida também pode mudar. Talvez seja um casamento, a situação financeira, uma doença ou um filho que está perdido. A bíblia diz que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Para Ele não há impossíveis em nenhuma das Suas promessas. 2) Sempre valerá a pena mudar, porque a transformação do mundo é uma consequência natural da nossa mudança. Nada muda até você mudar.
Quais são os sinais de que devemos buscar a transformação e mudança?
1º sinal: Os sentimentos sobrepujam a razão. A emoção não é um conjunto de fragilidades, mas uma resposta impulsiva num momento específico, a qual não passou pelo filtro da razão. Paulo matava sem pensar, sem refletir, sem passar pelo filtro da razão. Quando os sentimentos estão à flor da pele e a razão abençoada que Deus lhe deu é desprezada, você explode e fere pessoas que não queria ferir (porque as ama). É sinal de que você precisa de transformação em sua vida e está na hora de pedir socorro e misericórdia a Deus. A razão nem sempre consegue vencer os sentimentos, mas ela tem a opção de recorrer a Deus e dizer “Senhor, derrama sobre mim um bálsamo de paz, porque estou a ponto de explodir”. A medida que a voz de Deus vai sendo ouvida, seu interior vai se pacificando e o que você iria resolver na marra, agora resolverá com sabedoria.
2º sinal: A vida tornou-se monotemática. Monotemáticos são pessoas que falam sempre da mesma coisa, do mesmo problema. O tal problema é a única razão da sua infelicidade. A vida monotemática é a mais covarde que existe porque a pessoa usa um problema para se esconder. Paulo era um sujeito monotemático, só vivia e falava numa coisa: a raiva dos cristãos. Mas quando Deus entrou em sua vida, se tornou um dos maiores escritores da bíblia, falando sobre tudo: família, relacionamento conjugal, educação de filhos, administração comunitária... Sobre tudo!
3º sinal: Espiritualidade confundiu-se com religião. Algumas pessoas têm linguagem adequada, mas não têm espiritualidade. O cristianismo nunca pretendeu ser uma religião. Jesus não veio para fundar uma religião, mas para nos ensinar que na presença do Pai somos todos bem-vindos. Sem ritos e sacrifícios, pois todo sacrifício já foi feito por Ele. Aproveite da páscoa e transforme-se.
Desejo a você e sua família a melhor páscoa de sua vida - Luci Alvino - Life Coach e Evangelista