
A prefeitura de Cruzeiro do Oeste teve R$ 430 mil desviados de suas contas por hackers. Em um vídeo divulgado hoje, quinta-feira (13), a prefeita Helena Bertoco afirmou que quando o município percebeu os desvios, logo avisou a Caixa Econômica Federal para que tomasse as providências.
“Fizemos um boletim de ocorrência, e estamos fazendo a investigação, porque ainda não temos certeza de onde partiu o uso indevido desta senha. Estamos crendo que dentro de poucos dias teremos uma resposta mais certa para dar para a população”, destacou.
Segundo a prefeita, o crime cibernético foi feito por agências digitais, que tem unidade física, mas que trabalham de forma digital. “Não temos certeza se partiu de dentro da prefeitura o uso indevido de algum computador, mas sabemos que a apuração que está sendo feita, periciando os computadores, […] deve apontar o que aconteceu”, pontuou.
Os valores desviados teriam sido depositados em diversas contas diferentes e, por isso, a prefeitura já solicitou aos bancos que estas contas sejam bloqueadas. “Fortaleza [Ceará] foi um destas agências e também Planaltina, em Goiás, além de Mogi das Cruzes em São Paulo”, revelou.
Ainda de acordo com a prefeita Helena, o município está buscando todas as formas para apurar o fato e pedir a devolução do dinheiro aos cofres públicos. “Quero dizer para a população que todas as medidas cabíveis através da Justiça e da Caixa Econômica Federal estão sendo tomadas”.
Ao finalizar o vídeo, a perfeita afirmou que a decisão de não comunicar o fato antes foi tomada para não atrapalhar as investigações. Uma Comissão envolvendo a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Oeste também foi formada para ajudar nas apurações. (Fonte: O Bemdito)