segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
CRÔNICA

Mulheres especiais

11/03/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Sempre existiram mulheres especiais que se destacaram por seus próprios méritos. Alguns exemplos marcantes foram por exemplo Marie SkÅ‚odowska-Curie, nascida Maria Salomea SkÅ‚odowska em Varsóvia, Polonia em 7 de novembro de 1867 — e falecendo na França em 4 de julho de 1934, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e a única mulher a ganhá-lo duas vezes, além de ser a única pessoa a ser premiada em dois campos científicos diferentes. Mais recentemente temos Malala Yousafzai, nascida em 12 de julho de 1997 é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional.
Em nossa lista de grandes mulheres, vamos incluir sem dúvida Nina Cameron Walley (nascida Graham) nasceu em Liscard, Inglaterra, filha de Mary Cameron Graham e do capitão Charles Graham, um ex-capitão do mar. Walley frequentou a Universidade de Liverpool em bacharel em Ciências antes de mudar para engenharia. Recebeu resultado da 2ª divisão nos exames finais, incluindo "um extenuante exame de seis horas" onde teve que projetar uma ponte ferroviária, que lhe concedeu o título de Bacharel em Engenharia, sendo a primeira mulher a receber um diploma de engenharia na Grã-Bretanha em 1912.
Poderíamos ainda listar uma dezena de outras mulheres especiais em diversas áreas do conhecimento humano, mas vou olhar para a Bíblia e ver que ali também existem grandes heroínas e muito especiais.
Eu começaria falando de Sara, esposa de Abraão, que por milagre do Senhor gerou um filho aos 95 anos, e viveu a maior parte de sua vida como peregrina em terra alheia, sabendo da promessa de Deus para seu esposo.
Outra mulher especial foi Raabe, quando o povo de Israel chegou à terra prometida, Josué, o líder do povo, enviou dois espiões para recolher informação sobre a terra que iriam conquistar. Jericó era a primeira cidade a ser conquistada e, para obter mais informação, os espiões passaram a noite na casa de uma prostituta chamada Raabe. Por causa desse ato de fé, Raabe salvou sua família da destruição. O rei Davi e Jesus Cristo são descendentes de Raabe.
Também especial podemos citar Débora que foi uma juíza e profetisa de Israel, que liderou o povo na guerra contra o rei de Canaã. Ela convocou o povo para a batalha e profetizou sua vitória sobre um exército muito grande.
No Novo Testamento temos Lóide e Eunice que são mencionadas na segunda carta de Paulo a Timóteo, capítulo 1, versículo 5, onde Paulo escreve: “Lembro-me da fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. Lóide e Eunice eram mãe e avó de Timóteo. A fé delas em Cristo era tão sincera que elas são mencionadas na Bíblia, não apenas por quem elas eram, mas pelo impacto que tiveram e pela maneira como escolheram viver suas vidas!
Como falei acima teríamos também no texto Bíblico diversas outras mulheres especiais, mas cada uma de nossas esposas, filhas, irmãs, mães são especiais e fazem a diferença na vida de cada um de nós hoje. Então quero felicitar a todas as mulheres pelo seu dia 08 de março. Shalom.