
Depois de incentivar os produtores de leite com a distribuição de calcário e mudas de capim capiaçu no ano passado, para este ano de 2023 um grupo de 54 produtores de leite estão recebendo sementes para o plantio consorciado de braquiaria ruzizienses e milheto, visando melhorar a parte nutricional do rebanho leiteiro.
Para a distribuição das sementes foram selecionados produtores que são acompanhados pelo escritório local do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural (antiga Emater), recebendo assistência técnica especializada para a produção de leite.
O prefeito Rafael Bolacha explica que para este ano, em comum acordo com os produtores, Prefeitura e IDR, foi escolhido o consório braquiaria ruzizienses e milheto como uma nova opção ao pequeno produtor. A Prefeitura vai entrar com o preparo da terra e já proporcionou a distribuição das sementes. Posteriormente o produtor vai ter a sua decisão, se vai realizar o pastoreio ou o ensilamento da produção.
“Estamos buscando dar mais qualidade na nutrição dos animais na fase mais difícil que os produtores enfrentam que é o inverno, possibilitando produzir mais leite, trazendo mais renda ao homem do campo” – salientou o prefeito Rafael Bolacha.