sábado, 10 de maio de 2025
CRÔNICA

A mentira

26/02/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Um dos grandes problemas da humanidade hoje em dia é a mentira, e o ministro da propaganda na Alemanha Nazista, Paul Joseph Goebbels, disse certa vez: “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.” Essa fatídica frase nos leva a refletir sobre as funções das mentiras ou notícias falsas atualmente.
Hoje mente-se por diversas razões, para se conseguir um emprego, falseia-se o currículo, pensando que os entrevistadores não irão descobrir. Para se conseguir uma namorada ou namorado bonito, digo bonito ou bonita, pois o inteligente descobre imediatamente a mentira, e já descarta o ou a pretendente.
Posta-se uma foto na internet no intuito de enganar aos outros com uma bela aparência, quando não a temos, ou inventa-se algo a respeito de uma pessoa para denegri-la. Mesmo entre as indústrias muitas vezes tenta-se falsear o balanço para apresentar mais quando não se tem nada daquilo.
Os governos mentem descaradamente e usam a mentira como arma de propaganda para engrandecer aquilo que não é. Países da América Latina afirmam que seus governantes têm forte aprovação de sua população, mas não informam o quanto eles são rejeitados por seus conterrâneos.
As crianças aprendem desde cedo a mentir, para que possam parecer mais boazinhas aos pais, ou ter mais ganho dentro da família. Impressiona como a mentira tornou-se padrão internacional de vantagens.
O texto bíblico no evangelho e João capítulo 8, versículo 44 ensina: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. Aqui Jesus está falando ao povo, dizia a eles que eram filhos do diabo, porque não faziam aquilo que estava na Lei de Deus e diziam que eram filhos de Abraão, como hoje dizemos que vamos à igreja como se a igreja tivesse o poder de nos resgatar do pecado e nos devolver a vida tirada pelo pecado.
Jesus ao falar com eles diz em versículos anteriores, por exemplo no versículo 41: “Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos filhos ilegítimos; temos um Pai, que é Deus”. E continua no versículo 42: “Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou”.
Aqui temos a referência à mentira praticada e aceita como social, ou quando um governante a pratica aceitamos porque é bom alvitre acreditar, mesmo sabendo que aquilo nunca se cumprirá. Quando a mentira adentra nossos lares, ela é como o fogo consumidor, como vírus perigoso que mata o amor e a confiança. A mentira hoje vem com nova forma, inventou-se no vocabulário português a palavra “fake news”, que no idioma inglês quer dizer “notícias falsas”, aqui é sinônimo de mentira.
Mentira é mentira, não há sinônimos, é necessário que se restabeleça a verdade, que se pratique a verdade para que todos possamos viver com mais segurança, com mais amor correspondido, e o mais importante mudemos de pai, e voltemos ao Senhor que tudo criou e tem em si a vida verdadeira e a abundante. Shalom.