sexta-feira, 9 de maio de 2025
MUITO ALÉM DO ENSINO!

APRENDER E SER FELIZ parte 3

24/02/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela está presente em todas as culturas, em todas as regiões, em todas as épocas, ou seja, a música é uma linguagem universal.
Na Bíblia, o Livro dos Salmos era originalmente uma coletânea hebraica de cânticos usados para fins cúlticos e didáticos, exercendo papel fundamental no processo de aprendizado.
Para o filósofo grego Platão ( 427- 347ac), a música é capaz de oferecer “a educação mais poderosa [República, 402a]”. Outro filósofo grego, Aristóteles (384-322ac), afirmou que a música “tem o poder de moldar o caráter dos jovens [Política 1304b]”.
Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos individuos que não desenvolvem um trabalho com música.
Levando em conta que a criança sofre influência da música desde o útero materno, levar a musicalização para a sala de aula como recurso pedagógico é indispensável para seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e convivio social, apresentando os seguintes benefícios:
1- Estimula o uso dos sentidos, promovendo maior habilidade de observação, localização, compreensão e descrição.
2- Aumenta a capacidade do Saber- Fazer. O uso de diversos instrumentos musicais em sala de aula evidencia habilidades desconhecidas e facilita a interação dos alunos.
3- Potencializa a interpretação de textos, tanto em português como nas línguas estrangeiras.
4- Incentiva a criatividade do aluno, fomentando mentes inovadoras.
5- Torna a sala de aula mais atrativa e interativa, proprocionando ao aluno maior assimilação dos conteúdos desenvolvidos.
6- Facilita a abordagem de diversos temas que podem ser estudados a partir de obras ou instrumentos musicais.

E assim na canção do presente ditamos o som do futuro!
Escola Adventista de Goioerê. Aqui seu filho aprende e é feliz!