quinta-feira, 28 de março de 2024
MUITO ALÉM DO ENSINO!

A HORA CERTA

17/02/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Sabemos que a Educação Infantil necessita de uma atenção especial por ser responsável pela construção de um pequeno ser em formação, desenvolvendo a base cognitiva e intelectual dos conhecimentos da criança.
A partir da Constituição Federal de 1988, a Educação Infantil passou por consideráveis mudanças. Com a LDB 9394/ 96, fica estabelecida a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica.
Desta maneira une-se o aspecto assistencialista (0 a 3 anos), onde há uma continuidade e aprimoramento das atividades familiares, com o pedagógico (4 a 6 anos).
Por isso, segundo Silvana Kefta ( Metodologia de Ensino e Educação Infantil, 2011), “ a escola deve possuir um caráter formador, aprimorando valores e atitudes, desenvolvendo desde a Educação Infantil, o sentido da obrservação, despertando a curiosidade das crianças, capacitando-as a serem capazes de buscar informações onde quer que elas estejam a fim de utilizá-las no seu cotidiano.”
O professor da Educação Infantil precisa ter conhecimento teórico e prático de como acontece o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, físico, motor, emocional, afetivo, social e psíquico para oferecer um ensino de qualidade.
Mas por que esta faixa etária ( 2 a 6 anos ) requer tanto cuidado?
“ Você pode curvar uma árvore nova em quase qualquer forma que desejar, e se ela permanecer e crescer como a puser, será uma árvore deformada, denunciando sempre o dano e o mau trato recebido de suas mãos. Você pode depois de anos de crescimento, tentar endireitá-la, mas todos os esforços se demonstrarão infrutíferos. O mesmo ocorre com a mente infantil. As crianças devem ser cuidadosa e ternamente educadas na infância. Podem ser exercitadas na devida direção ou em direção errada, e em sua vida futura seguirão aquela em que foram dirigidas.” Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p.13.
A Escola Adventista de Goioerê tem aplicado estes conceitos para oferecer a seus alunos e familiares uma Educação Infantil de qualidade, recebendo destaque em recente pesquisa de opinião pública (IMPACTO PESQUISAS).
Parabéns a toda equipe que diariamente trabalha com nosso bem mais precioso: nossas crianças.