quinta-feira, 2 de maio de 2024
PERTO DE ZERAR FILAS EM CRECHE

Goioerê tem muitos avanços na Educação e quer melhorar nota no IDEB

17/02/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A estrutura da educação oferecida nas escolas municipais de Goioerê está passando por avanços, com muitas ações que buscam levar à melhor qualidade do ensino e também à elevação da nota do município no IDEB, o índice que mede a qualidade da educação básica.

Os avanços na educação foram apresentados durante reunião realizada na manhã de quinta-feira, 16, com a participação do secretário de Administração, Gerson de Brito, e da secretária de Educação, Anne de Paula, além de diretores de escolas e CMEIs.

Entre os avanços citados estão o fato de a fila para cresches estar zerada na cidade de Goioerê e em todo o município há apenas oito crianças na fila, todas do distrito de Jaracatiá.

Outro avanço foi a implantação do modelo cívico-militar na Escola Monteiro Lobato, que já está em funcionamento, apesar de ainda não ter sido inaugurado oficialmente.

Também foram realizados treinamentos para os diretores das escolas e CMEIs a fim de melhorar também a qualidade da gestão dos organismos de ensino municipais.

Outro avanço foi a implantação do novo método de ensino nas escolas municipais de Goioerê, que está demandando investimentos de R$ 800 mil, e que será semelhante ao utilizado em grandes escolas particulares, como a Rede Marista. O treinamento dos professores para o novo método será no dia 25 de fevereiro.

Além desse novo método, os alunos da rede municipal já receberam o kit de material escolar e receberão uniforme completo, que este ano inclui, inclusive, o tênis.

“Acreditamos que estamos no caminho certo para melhorarmos a nossa nota do IDEB e melhorar a educação de Goioerê como um todo, desde a gestão, dentro da sala de aula e no resultado com os alunos” – salientou a secretária Anne de Paula.

PISO E AR-CONDICIONADO

Durante a reunião também foram tratados de temas que estão gerando reclamações, como a instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas de Goioerê. O secretário de Administração, Gerson de Brito, salientou que em algumas escolas, como a Monteiro Lobato, há uma dificuldade da Copel em realizar a ligação da rede da escola com a rede pública, mas que isso está sendo tratado como prioridade pela administração municipal.

Também foi conversado sobre o piso nacional dos professores, que teve reajuste de 14,95% autorizado pelo Governo Federal, mas que não foi concedido pelo município. Há o entendimento das entidades municipais que tal reajuste não deve ser pago, uma vez que não seria justo com todo o funcionalismo, que tem reajuste bem menor.

Conforme a secretária Anne de Paula, o pagamento do reajuste do piso está condicionado à capacidade financeira do município e esse ponto será determinante não apenas para o magistério, mas para o reajuste de todo o funcionalismo em geral.