domingo, 7 de julho de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

OS CRISTÃOS SEGUEM UM NOVO ESTILO DE VIDA BASEADO NO AMOR E NA SOLIDARIEDADE

10/02/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

O seguimento de Jesus sempre será um grande desafio. Podemos perceber que existem duas filosofias ou formas de vida na sociedade: os que vivem em função de si mesmos e os que acreditam na proposta solidária de Jesus. Ter fé é superar-se a si mesmo para concretizar na vida a proposta de Jesus. O evangelho deste domingo é um desafio maior. É um passo mais adiante do que o normal. O cristão não é um mero espectador de produtos propostos pela mídia. Ele deve construir um mundo diferente. Dar testemunho da alegria da presença de Jesus Cristo vivo no meio de nós.

OREMOS: Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Mt 05, 20-22.27-28.33-34.37):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. Ouviste o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela em seu coração. Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é trono de Deus. Seja o vosso ‘sim’ ‘sim’ e o vosso ‘não’ ‘não’. Tudo o que for além vem do maligno”.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.

“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus”.

A novidade que Jesus nos apresenta supera o que se tentava viver na lei de Moisés. É algo mais profundo e exigente. Talvez por isto que a sociedade tenha dificuldade para entender a Igreja que nos traduz a Palavra de Deus para os nossos tempos. Por que somente a Igreja é perseguida pela mídia? Quando nos aprofundamos no que Jesus nos propõe deixamos de ser consumistas de coisas inúteis. Podemos dizer que saímos dos trilhos do que a sociedade nos propõe e começamos a perceber o que é útil e o que é inútil para nossas vidas.
Jesus fez o máximo para nós. Ele é o Verbo de Deus e sofreu uma morte horrível para que nós pudéssemos ter vida. Quando começamos a meditar esta realidade as coisas do mundo passam a ser relativas e queremos concretizar em nossa vida os valores que o Senhor nos apresenta. Jesus foi radical consigo mesmo em seu plano de amor. Da mesma forma devemos ser radicais com o anúncio do Reino. Não podemos ter medo, pois logo não estaremos mais neste mundo.
No evangelho Jesus nos fala que ele não veio abolir o que já tinha sido revelado aos antigos, mas veio trazer uma maior perfeição em sua interpretação. A partir deste momento iremos viver o amor exigente. A nossa opção não pode ser misturada com outros pensamentos. Os cristãos de verdade não aceitam as coisas fáceis que o mundo apresenta. Na realidade somos convidados a viver o martírio. Um testemunho que muitas vezes nos levará a marginalidade da sociedade. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
Jesus exige que nossa palavra seja autêntica e que nós sejamos amantes da verdade. A pessoa verdadeira reluz em meio a este mundo marcado pela mentira das satisfações momentâneas. Na realidade estamos em uma batalha em favor do bem contra o mal. Este mal que está no mundo muitas vezes aparenta um bem por esta razão devemos recorrer constantemente ao Divino Espírito Santo para que nos ajude a superar tudo o que é passageiro e buscar as coisas de Deus que não irão passar jamais.

“Senhor Jesus, precisamos de sua ajuda para superarmos o nosso egoísmo e praticarmos o bem em nossa vida.”

Rio Grande, 06 de fevereiro de 2023.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.