Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Hoje pela manhã, dia 20 de janeiro de 2023, recebi uma mensagem que trazia a seguinte chamada: “O papa Francisco cancela a Bíblia e propõe a criação de um novo livro”, de um site onde as notícias não são verdadeiras, mas usadas como humor. Há alguns dias recebi em meu Facebook uma mensagem que dizia a respeito de diversos tipos que buscavam um gato preto em um quarto escuro, e como não podia deixar de fazer a mensagem chegava até aos estudiosos do texto bíblico, e dizia: “o teólogo é aquele que entra no quarto escuro não encontra nada e diz que encontrou o gato.”
Essas duas mensagens juntadas a muitas outras que fazem troça, ou brincadeira com a religião de Cristo acham-se muito engraçadas. Afinal Deus está segundo o pensamento de muitos, em tão grande distância que não se importa com esse tipo leve de brincadeira. Alguns anos atrás um semanário francês chamado Charlie Hebdo publicou uma série de charges satirizando a Maomé, da religião muçulmana, os adeptos dessa religião não gostaram da brincadeira e foram ao jornal e mataram seus jornalistas. Não sou adepto da violência de forma alguma, especialmente a religiosa, quero deixar claro.
Mas temos visto hoje em dia um aumento das chamadas “brincadeira inofensivas” contra a religião, seja a Cristã, Islâmica ou Budista, que não faz bem a ninguém, pois denigre aqueles que são adeptos a elas. Como cristão me sinto ofendido com esse tipo de agressão, pois ela vem em sentido contrário ao que creio.
Quando estudo o texto bíblico e ali vejo tudo o que o meu Senhor fez para que tivéssemos a vida restituída depois da desobediência de Adão, comendo o fruto proibido, e com esse ato fez com que o pecado e a morte entrassem na vida de todos nós, como está declarado no livro de Gênesis capitulo 2, versículos 16 e 17: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Sempre que leio esse texto gosto de salientar uma palavra, CERTAMENTE, ela é de grande importância, pois ali está representado a verdade divina a respeito da vida.
Não é palavra aleatória, ou sem sentido, mas traduz uma ordem que desde então é cumprida e para qual não estamos ainda hoje, já passados diversos tempos, acostumados. Não gostamos e temos até certo ponto, receio da morte, mas ela veio ao mundo devido a desobediência. Cristo veio para nos devolver essa vida como também está descrito no texto da carta aos Romanos capítulo 5, versículo 12: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
Mas Cristo, como já disse, veio para nos resgatar e devolver a vida, e isso é o maior feito da humanidade, pois alguém sem pecado e justo dá a vida por nós pecadores, conforme a carta aos Romanos ainda no capítulo 5, versículos 19 e 21: “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.
Então eu me pergunto por que muitos gostam de fazer piada com o sagrado? Porque muitos deleitam-se em desacreditar ao que é Santo por natureza, e acreditam que nada lhes acontecerá? A falta de respeito com o Sagrado acredito seja pra encobrir seus pecados não confessados, e por seu medo em ter que prestar contas a Deus, em um futuro. Pense nisso. Shalom.