Pr. Pedro r. Artigas
Igreja Metodista
Há exatas duas semanas iniciamos o novo ano novo de 2023, muitos fizeram promessas na noite do dia 31 de dezembro, outros estão se programando para visitar as cidades santuários ao redor do mundo. Buscam no espiritual as realizações para o material, e fazem com isso infelizmente um novo ano velho.
Outros fazem grandes e pequenas promessas, que dificilmente irão cumprir, pois elas se repetem todos os anos. Enfim buscam o inacessível, material e espiritualmente, porque esquecem o verdadeiro sentido da vida. O evangelista João em seu capítulo 3 lembra este especial momento e as palavras especiais de Jesus: “importa-vos nascer de novo”, vejamos o texto de João capítulo 3, versículos 3 a 7: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”, e hoje, esta palavra é tão verídica quanto naquele tempo. Se a propaganda toma a si este termo, nos vendendo a falsa impressão de que se usarmos as mais diferentes cores na primeira noite, teremos uma série de benesses durante o ano todo que se inicia, Jesus nos fala do nascimento agora não mais do corpo, mas do espírito, ou seja, nascer para uma vida inteiramente nova, diferente da vida que agora temos onde nossas preocupações, ansiedades e vícios são deixados de lado, pois mudaram as nossas prioridades. A grande verdade que tanto atemoriza as pessoas quanto a este momento é abandonar algumas de suas pretensas prioridades que na verdade são causadoras de grandes males e doenças.
Nascer de novo, muda nosso direcionamento de tal forma que faz um bêbado viver alegremente em família, um adúltero ou adúltera, tornar-se excelente marido ou esposa, e o filho problemático em filho amado, agora disposto a uma nova atitude em família, como podemos ver o alcance do nascer de novo é muito maior que nosso pensamento pode tentar visualizar; não conseguimos abranger todos os pontos deste ato, mas podemos senti-los em nossas vidas transformadas. Nicodemos o experimentou, e sua vida nunca mais foi a mesma. Nos contam os livros hebraicos, que suas atitudes mudaram, sua compreensão de Deus mudou e seus dias como Sumo Sacerdote de Israel foram os mais tranquilos e sadios de toda a história, mesmo nos tormentosos tempos que foram exercidos.
O ato de nascer de novo agora espiritualmente, nos leva a um outro patamar no relacionamento com Deus, pois tornamo-nos mais observadores das leis e dos mandamentos de Deus em todos os sentidos. A vida tem nova motivação. Então o ano torna-se realmente novo, pois agora nossos passos não são mais em promessas que dificilmente cumpriremos, mas buscaremos viver sob a Graça e a Orientação de Deus.
O fundador da denominação onde sou pastor, John Wesley em um de seus sermões a respeito do Novo Nascimento diz o seguinte: mas, sem santidade ninguém verá o Senhor, ninguém verá a face de Deus em glória. Em consequência, o novo nascimento é absolutamente necessário à eterna salvação. Os homens podem na verdade lisonjear-se (tão desesperadamente mau e tão enganoso é o coração do homem) na esperança de que possam viver em seus pecados, até chegarem ao último suspiro, e ainda depois viverem com Deus; e milhares realmente creem que encontraram a estrada larga que não leva a perdição. Que perigo, dizem eles, pode correr a mulher, com aquele que é tão sem maldades e tão virtuoso? Que perigo há, que homem tão honesto, de tão rigorosa moral, possa perder o céu; especialmente se, sobre e acima de tudo isso, frequenta a igreja e observa sacramentos? Um desses perguntará com toda segurança: O quê! Não faço tanto bem como o meu próximo? Sim, tanto bem como teu próximo ímpio; tanto bem como teu próximo que morre em seus pecados! Podem parecer duras as palavras de Wesley, mas quando nascemos de novo e olhamos para trás vemos que tudo isso era por nós praticados com a maior singeleza. Então o novo ano novo, pode ser realmente novo se nascermos de novo no Espírito. Shalom.