segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
PAPO SÉRIO

“Eu sou o Deus que te sara” Ex. 15.26

14/01/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Todo mundo precisa de atenção e carinho, afinal eles fazem parte da existência humana e são fundamentais para que se possa viver de modo feliz.
A falta destes sentimentos, especialmente na infância, podem desencadear uma série de distúrbios, e um deles é desejar ficar doente ou até mesmo desenvolver doenças para obter esses cuidados.
Esse tipo de sentimento vem da criança interior ferida, e inclusive isso tem até um nome específico, a síndrome de Munchausen que é um distúrbio psicológico onde alguém finge estar doente ou deliberadamente produz sintomas de doença em si mesmo. Sua principal intenção é assumir o “papel doentio” para que as pessoas cuidem delas e sejam o centro das atenções.

 


Isso muitas vezes está ligado a dor do abandono. E não necessariamente você precisa ter sofrido um abandono ‘'direto’' por parte de pai ou mãe.
As vezes o abandono é a falta de amor e afeto por parte dos pais, é a ausência do pai dentro de casa (chegava tarde, vivia no bar, não deu atenção aos filhos), ou então a ausência da mãe que trabalhou incansavelmente e nunca teve tempo para te dar um colo.

Imagine que uma mãe trabalha fora e nunca tem tempo para sua filha. Mas um dia essa filha fica doente e a mãe larga tudo para poder cuidar até que ela melhore.
A filha automaticamente vai virar uma chave: ‘'então eu só preciso ficar doente para ter atenção da minha mãe?’'
E assim nasce uma pessoa dependente emocional, que necessita de atenção a qualquer custo. É por isso que tem pessoas que vive ‘'desejando estar doente'', sabota os resultados da sua vida apenas para ser cuidada… Sabota sua vida financeira, sabota seus relacionamentos, sabota seu emprego… Apenas para ter um colo e atenção no final do dia. E se torna por fim uma pessoa fracassada.
Você se identifica com isso? Conhece alguém assim? Saiba que Deus tem interesse em te curar desse mau que acomete a sua alma. Que 2023 você reverta isso e se torne livre para seguir sua vida sem depender da aprovação ou atenção de ninguém…Que você seja o protagonista da sua história e viva tudo aquilo que Deus tem preparado para você. O que não é pouco.

Um abraço fraterno e excelente final de semana
Luci Alvino Kniphoff da Silveira - Life Coach