sábado, 18 de maio de 2024
LIDERANÇAS IMPRESSIONARAM

Reunião foi ponto de partida para UEM oferecer cursos de Agronomia, Zootecnia Engenharia Agrícola em Goioerê

27/07/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                  Reunião realizada na noite de quinta-feira, 25, no Campus Regional de Goioerê da Universidade Estadual de Maringá, foi o ponto de partida para que a UEM ofereça em Goioerê turmas dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Ciências Agrárias.

                                 Uma equipe da UEM, em especial do Departamento de Ciências Agrárias, passou o dia de quinta-feira em Goioerê, conhecendo as potencialidades do município no setor, como cooperativas e propriedades rurais, tendo uma impressão muito boa da vontade e da necessidade da comunidade pelos cursos reivindicados.
                                 A reunião contou com a presença do reitor da UEM, Júlio Cesar Damasceno, do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha, do diretor do CRG, Gilson Croscato, do assessor do govenador Ratinho Junior, Betinho Lima, do deputado estadual e secretário de Desenvolvimento sustentável, Márcio Nunes, do prefeito Pedro Coelho, do vice-presidente da Câmara Municipal, José Soares, e do presidente da ACIG, Alexandre Cândido, além de prefeitos e vereadores de Moreira Sales, Mariluz, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste, Juranda, Janiópolis e Boa Esperança, e de ex-prefeitos de Goioerê que contribuíram para a implantação e consolidação do campus da UEM em Goioerê.
                                 O reitor Júlio Damasceno destacou a importância de a comunidade e as lideranças políticas estarem reunidas em torno deste projeto de desenvolvimento regional, que seriam os novos cursos no Campus Regional de Goioerê. Ele não prometeu que os cursos serão implantados, mas prometeu apoio e trabalho para que isso aconteça.
                                 “Estamos todos profundamente tocados pela demonstração de respeito pela UEM por parte das lideranças aqui presentes e pelas pessoas que conversamos durante o dia. Não posso garantir os novos cursos, mas posso garantir apoio, trabalho duro e conversas com pessoas para que isso aconteça” – salientou o reitor Júlio Damasceno.
O assessor do governador, Betinho Lima, salientou que para que essa reunião acontecesse houve um trabalho de seis meses, de muitas conversas e encaminhamentos junto ao Governo do Estado, com a autorização do governador Ratinho Junior. Ele se mostrou confiantes que os cursos possam ser implantados.
.
PASSOS
.
O diretor do Campus Regional de Goioerê da UEM, Gilson Croscato, explicou que para que os cursos aconteçam em Goioerê, é necessária a aprovação por parte dos conselhos superiores da UEM e esse encaminhamento deverá ser dado pela reitoria.
Enquanto essa tramitação acontece, atividades no setor de Ciências Agrárias deverão acontecer em Goioerê, como a realização de cursos de extensão para a comunidade ou até mesmo a realização de cursos de especialização na área.
.
OTIMISMO
.
O clima ao final da reunião era de grande otimismo de que os cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Agrícola possam ser oferecidos em Goioerê o segundo semestre de 2020 ou em 2021.