quinta-feira, 25 de abril de 2024
MUITO ALÉM DO ENSINO!

SELO DE QUALIDADE parte 2

04/12/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Continuaremos nossa abordagem sobre os princípios basilares do pensamento pedagógico adventista:
1- O professor cristão tem um perfil bem definido: a escritora americana Ellen G. White afirma: “O professor deve ter aptidão para o seu trabalho. Deve ter sabedoria e o tato exigido para tratar com as mentes. Professores que possam inspirar pensamentos, despertar energias e comunicar ânimo e vida”. Ao preparo acadêmico deve corresponder o preparo espiritual.
2- A Bíblia, por suas poesias, biografias, histórias e profecias, é um poderoso elemento curricular e, por isso, deve estar no centro e base do processo escolar: a Bíblia sempre será a chave para interpretar o mundo, os seres humanos e a História. Seu papel educativo é indispensável na formação de um caráter a semelhança de Cristo.
3- A natureza tem profundas lições a ensinar: cuidar de si e do planeta; conhecer como funciona seu corpo e conhecer o mundo criado: essa é nossa visão sobre ecologia.
4- O estudante deve ser levado a desenvolver sua capacidade de raciocinar, de pensar por si próprio: a mente toda deve ser desenvolvida e, para que a educação seja simétrica e equilibrada, os alunos precisam ser incentivados as atividades ao ar livre e exercícios físicos. Deve-se ter alunos que pesquisem e elaborem seu próprio conhecimento, não se limitando a ser meros refletores do pensamento alheio.
5- O ensino manual deve estar presente nas escolas: a cultura maker já é uma realidade. Alunos construindo com as próprias mãos!
6- Noções de saúde e higiene devem fazer parte do currículo: ter atividades curriculares relacionadas a nutrição, a saúde e aos demais cuidados com o corpo.
“O HOMEM SÁBIO ACEITA COM ALEGRIA AS INSTRUÇÕES QUE RECEBE, MAS QUEM SE APRESSA EM DIZER ‘ISTO EU JÁ SEI’ ACABA ARRUINANDO SUA PRÓPRIA VIDA”. PROVÉRBIOS 10:8.