A ansiedade é uma reação natural que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde, contas a pagar, entre outras.
No entanto, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que causa um desânimo, depressão ou até mesmo paralisa, e assim ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.
Quando ela está associada a um sentimento, o medo e rotineiramente nos sentimos ameaçados. Essa ameaça quando percebida, gera no corpo físico, os mesmos sintomas e sinais de uma ameaça real.
De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) os transtornos de ansiedade incluem aqueles que compartilham características de medo e ansiedade de forma excessiva e perturbando os comportamentos e relacionamento, na vida pessoal e/ou profissional.
Aprendemos a controlar a ansiedade quando descobrimos seus gatilhos emocionais e se existe algum aspecto relacionado ao seu sistema familiar. É possível identificar gatilhos por conta própria ou com o terapeuta. Às vezes, são identificados gatilhos óbvios, como o consumo excessivo de cafeína, álcool ou outras vezes, eles são menos óbvios e podemos compreender a sua origem se olharmos para isso.
Os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade normais, adaptativos, por serem excessivos ou persistirem ao longo do dia, ou dias, dificultando a tomada de decisões, os relacionamentos e prejudicando a socialização.
Os principais sintomas são:
Enxergar perigo em tudo;
Apetite desregulado;
Alterações de sono;
Tensão Muscular;
Medo de falar em público;
Preocupações em excesso;
Ficar sempre próximo de ataques de nervos;
Medos irracionais;
Inquietação constante;
Sintomas físicos;
Pensamentos obsessivos;
Perfeccionismo;
Problemas digestivos.
Se você identificou mais de cinco sintomas, sua Ansiedade merece atenção.
"Ao tratar a Depressão e Ansiedade com a constelação familiar sistêmica, liberamos o emaranhamento com histórias do passado, dando lugar aos excluídos, buscando retomar o vínculo com os pais, resultando na plenitude e felicidade em liberar mágoas e tomar para si o passado e o quanto ele ensinou e fortaleceu, para que você se tornasse quem é hoje." Bert Hellinger
Inicialmente precisamos olhar para o que o sintoma quer nos contar.
O que ele quer nos dizer?
O sintoma é de todo um sistema, de toda a família, somente meu?
A ansiedade pode ter sua ORIGEM de diversas situações.. analise sua Ansiedade e busque ajuda.
Fonte: https://sabersistemico.com.br/blog/ansiedade-e-a-dinamica-sistemica
https://www.researchgate.net/Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5, estatísticas e ciências humanas: inflexões sobre normalizações e normatizações
QUER TER UMA VIDA PLENA E COM ANSIEDADE NORMAL ?
siga no instagram : @liz_kazmirczak
agende seu atendimento na Clínica Garcia Medical Center. coloque o contato