
Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Um de nossos maiores erros é acreditar que tudo é possível de fazer sem a orientação de ninguém. Acreditamos por exemplo que podemos ser bons pais sem termos uma orientação de como é ter e criar filhos, acreditamos saber como ser bons maridos ou boas esposas sem procurarmos orientação. Por fim acreditamos que somos capazes de gerir nossas vidas, o bem mais precioso que temos, sem orientação.
Quando falo e escrevo a esse respeito, me lembro de um testemunho de um missionário nas Filipinas que morava em uma aldeia muito pobre e suas ruas eram cheias de grandes buracos, e andar por elas a noite era uma temeridade, especialmente nas noites de lua nova, quando o céu é mais escuro que de costume.
Ele então pediu à sua Igreja que lhe providenciasse uma lanterna de facho forte para poder continuar a fazer as visitas tão necessárias naquela localidade. Ao receber a lanterna uma noite estava especialmente escura, e a lanterna de facho forte e longo alumiava com clareza todo caminho, fazendo com que pudesse caminhar tranquilamente. Então ele resolveu brincar com a luz da lanterna e desviou o facho de luz para as grandes árvores e depois para o céu, iluminando até muito alto, e nesse momento ele não tendo luz a sua frente tropeçou e caiu indo de rosto ao chão, e se machucou bastante, pois feriu o rosto com o cabo da lanterna, e ainda raspou o joelho e parte do rosto.
Nesse momento, conta o missionário, lembrou-se do texto bíblico no salmo 119, versículo 105 que diz: “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. E nos conta, aprendi uma grande lição, não adianta eu ter a bíblia e não estudá-la, ter a bíblia e não meditar nas palavras ali contidas e querer continuar a fazer o sempre fiz, sem a orientação divina.
Ao chegar em casa, e ler novamente o versículo, verifiquei que primeiramente o salmista diz, lâmpada para os meus pés, em outras palavras, eu preciso primeiro saber onde colocar os pés. Por mais que eu conheça o caminho, ou saiba como devo proceder, e usando a Bíblia para que foque sua maviosa luz em sentido contrário ao que vou, é que irei ter o conhecimento de como fazer a coisa certa. Então iluminar meus pés vai mostrar primeiro se estou no caminho, depois vai me indicar o caminho correto a seguir.
Após voltar ao versículo verificou que a seguir a palavra lhe ensinava que agora deveria iluminar o caminho, ou seja como o facho da lanterna era forte e poderia agora ter a luz apontada para baixo, poderia caminhar seguro naquelas ruas esburacadas e perigosas.
Continua ainda o missionário, aprendi também que minha vida precisa estar em sintonia com a projeção da luz, pois aí vai me ensinar como criar meus filhos nas sagradas promessas, e assim estarei certo de que meus passos agora iluminados pela luz de Cristo, vai me levar sempre pela
direção correta. Aprendi também diz o missionário em seu testemunho, aprendi que, para ser um bom marido eu preciso conhecer a Palavra, pois ela vai me dar a orientação de como tratar minha esposa e fazê-la feliz em sua vida, pois eu a tirei da casa de seus pais, e a levei para minha casa, no começo estranha a ela.
Sinceramente depois que li o versículo descrito pelo missionário e o seu testemunho, senti que minha vida pode ser melhor ainda, se continuar a ler, estudar e meditar nas Palavras ensinadoras, acolhedora e orientadora de Deus, escrita há mais de 2000 anos, mas tão atual como eu escrevo estas linhas. Então não espere mais, venha buscar esse ensinamento, ou seria venha buscar essa luz maravilhosa que dá vida, e transforma todos com seu amor ali contido. Shalom.