Um bebê de 1 ano de idade ficou ferido em estado grave após a explosão de uma panela de pressão na manhã desta quinta-feira (27) em Araruna, na região de Campo Mourão, no noroeste do Paraná.
De acordo com a mãe da criança, o bebê estava engatinhando pelo chão da cozinha quando a panela explodiu. A criança foi atingida pelo líquido quente e sofreu queimaduras principalmente na região do rosto.
O socorro aéreo do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi acionado e encaminhou a vítima de helicóptero para o Hospital Universitário de Maringá.
O médico da equipe aérea, Maurício Lemos, disse que a situação do bebê é preocupante. “A criança inalou o vapor quente e teve sérias queimaduras nessa área que inflama com rapidez e pode levar o paciente a morte. O bebê já apresentava insuficiência respiratória. Tivemos pouco tempo para agir. Mas graças a Deus, conseguimos estabilizar e trazê-lo ao hospital”, explicou o profissional.
A criança foi internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Universitário. A central de leitos do Paraná recebeu informações sobre o caso e já está na fila de espera para a transferência à unidade especializada para tratamento.
Atualmente, duas unidades são referência no Paraná para tratamento de queimados: o Hospital Universitário de Londrina e o Hospital Evangélico de Curitiba. (Redação, com informações GMC)