sexta-feira, 18 de outubro de 2024
CRÔNICA

A paz perfeita

23/09/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Vivemos ultimamente em tempos de aflição, e isso tem deteriorado nossa saúde. E de tempos em tempos, todos nós nos inquietamos e nos preocupamos mais que o normal, antecipando o pior, que as vezes nunca acontece.
No entanto, alguns de nós vivemos em um estado constante de ansiedade, o que pode nos levar a negligenciar nossa saúde, perder o sono, ou ficar deprimido, perdendo a esperança de dias melhores. Muitas das ocasiões nossa ansiedade advém de pensamentos frustrantes que nunca aconteceram, e que lemos ou ouvimos nos noticiários da televisão. Esse tipo de ansiedade tende em diversos momentos tornar-se insuportável e então adoecemos gravemente sem saber o porquê de nossas doenças.
Esse fato me faz lembrar um ditado falado por meus pais que dizia que ninguém morre de véspera, mas isso poderia ser no tempo deles, mas em nossos dias vemos muitos que estão morrendo de véspera devido a essas preocupações, como já disse acima muitas vezes sem nexo ou contexto.
Quando olhamos para o texto bíblico, mais precisamente no evangelho de Mateus capítulo 6, versículo 27, Jesus falando com seus discípulos lhes ensina: “quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” se traduzirmos a palavra côvado, Jesus está dizendo quem poderá acrescentar 50 centímetros no caminho de sua vida? Jesus sabia que a preocupação nos rouba a saúde, a paz, a alegria e o bem que Deus deseja para nós.
Sei que nos dias de hoje são muitas as preocupações que nos assolam os dias, é o trabalho, ou a falta dele, são as contas que temos para pagar e que infelizmente aumentam mês a mês. São os problemas que aparecem bem quando não temos condições para acertá-los. É uma doença inesperada que pode vir acontecer com os filhos, ou conosco mesmo. Enfim é uma plêiade de acontecimentos, as vezes verdadeiros, as vezes não, mas que tomam conta de nosso inconsciente e nos tornam presas de nós mesmos.
Eu aprendi uma lição importante em minha caminhada com Cristo, meu relacionamento com Ele exige que mantenha um senso de amor e integridade em tudo o que faço, seja no trabalho, na escola, em casa ou em lugares desconhecidos para mim e minha família. A maneira pela qual para nós seguidores de Jesus Cristo, executamos nossas responsabilidades, até mesmo tarefas de rotina, pode ser uma expressão de louvor e uma forma de honrar a Deus. Cada dia oferece oportunidades únicas para servirmos aos que nos rodeiam. Por meio de nossas palavras e ações, podemos afirmar nosso amor a Deus e nosso compromisso de servir-lhe como bons administradores do mundo que nos confiou. E o apóstolo Paulo em sua carta aos Colossenses capítulo 3, versículo 23 nos orienta como devemos viver em um mundo cheio de tribulação e angústias: “tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens”. Pensemos nessas palavras para podermos com singeleza de coração e atitude servirmos e vivermos em Cristo para primeiro melhorar nossa vida, depois atuarmos no mundo atual. Shalom.