sexta-feira, 18 de outubro de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

O ÚNICO TESOURO QUE LEVAMOS CONOSCO PARA A ETERNIDADE É O BEM QUE PRATICAMOS NESTA VIDA

23/09/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Queridos irmãos e irmãs, a verdadeira alegria que vem do Senhor esteja sempre convosco!

A Palavra de Deus é a fórmula para alcançarmos a verdadeira felicidade. Estamos passando por momentos difíceis da história. Isto tudo acontece porque ainda não colocamos em nossa vida o que o Senhor nos pede pela sua palavra. No evangelho através da parábola do rico e do pobre Lázaro, Jesus nos ensina a usar os bens que nos dá para praticarmos a justiça e vivermos na solidariedade. Não podemos nos satisfazer com as alegrias momentâneas desta vida passageira. Estamos em uma “segunda gestação” nos preparando para a vida definitiva.

OREMOS: Ó Deus, que mostrais vosso poder, sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Lc 16, 19-31):
Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. Então gritou: “Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas”. Mas Abraão respondeu: “Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós”. O rico insistiu: “Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento”. Mas Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!”’O rico insistiu: “Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter”. Mas Abraão lhe disse: “Se não escutam a Moisés, nem aos profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos””.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Se não escutam a Moisés, nem aos profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos.

A nossa existência neste mundo tem, obrigatoriamente, um cunho solidário. Não fomos criados por Deus para nos fecharmos em nossas satisfações esquecendo-se de ajudar os que necessitam de nossos bens materiais e principalmente espirituais. O excesso de bens materiais, quando não orientado no bem do próximo, pode ser a ruína de seu próprio proprietário. O ter, quando esfacela o ser pessoa leva à perda do sentido existencial.
A história contada por Jesus nos faz refletir sobre o que realmente valorizamos em nossa vida. Vai de encontro a este mundo materializado que nos leva automaticamente ao individualismo. O homem moderno está cego em relação ao sentido último de sua existência. As pequenas satisfações nos afastam de nossa identidade. Trazem-nos uma auto-suficiência que nos prejudica profundamente nos afastando de nós mesmos.
São João da Cruz se utiliza da comparação da “noite escura” como meio de purificação do que não é essencial. Precisamos negar os nossos falsos desejos para contemplar e nos unir a Deus. Os sofrimentos e provações desta vida podem ser ocasião de crescimento na fé e na entrega ao Senhor e alavancas para chegarmos a Deus.
O Evangelho nos apresenta dois personagens em situações diversas. O rico confiava em si mesmo e o pobre tinha o maior tesouro, a confiança em Deus, certamente fruto de seu sofrimento. O ter não é o problema. O problema é em quem colocamos nossa força e esperança. Poderia ter acontecido o contrário. O pobre ser condenado por ganância e o rico ser salvo por partilhar os bens que recebeu. É certo que o acúmulo de coisas materiais pode nos satisfazer no momento e nos prejudicar no futuro.
Não podemos esquecer que o nosso ideal é concretizar a Vontade de Deus em nossa vida na prática do bem. Tudo o que temos não nos pertence. Devemos colocar todos os nossos dons a serviço do próximo. O problema não esta em ter, mas como usar as coisas para o bem.
Somos chamados a viver uma vida de profunda oração para vencermos a nossa insensibilidade em relação a Deus e ao próximo. A nossa vida não é uma festa. Deve ser bem utilizada na construção de um mundo melhor e mais solidário. Cada instante de nossa vida é um presente que Deus nos dá para tentarmos nos igualar a Ele na partilha.

"Senhor Jesus nós lhe pedimos força e coragem para vencermos a tentação das alegrias momentâneas para fazermos o bem em nossa vida.

Rio Grande, 19 de setembro de 2022.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
3. Envie mensagem para [email protected] e receba esta mensagem no seu e-mail...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.