Cada vez mais o porcelanato é usado em casas, escritórios, clínicas, e ambientes em geral. Isso acontece por conta de sua beleza, variedade de estampas e qualidade superior em relação ao piso cerâmico convencional.
Mesmo sendo bem resistente a riscos e tendo absorção de água quase nula, o porcelanato ainda precisa de cuidados para aumentar a vida útil e não perder a beleza!
A primeira dúvida surge logo depois que a obra termina. Como fazer a primeira limpeza?
LIMPEZA PÓS-OBRA
O mais importante é esperar a argamassa de assentamento e rejunte secarem adequadamente (cada produto tem seu tempo cura, em caso de dúvidas ver a embalagem), após isso, já pode ser feita a primeira faxina com tranquilidade.
Acredite ou não, a primeira limpeza pode influenciar, nos primeiros anos, na qualidade do seu porcelanato e até mesmo nas próximas faxinas diárias. Isso acontece porque ela pode evitar o aparecimento de manchas.
É importante ter um cuidado a mais nessa primeira limpeza, pois ainda podem haver resquícios de materiais da obra que podem riscar ou manchar, por exemplo, cimento ou grãos de areia.
É indicado que a limpeza inicial seja feita com uma esponja úmida para tirar o “grosso”, depois disso, pode ser feita a aplicação do produto FIM DE OBRA LIMPA PORCELANATO, que vai revelar a aparência real do produto, removendo toda a sujidade.
Se durante a obra ocorrer algum respingo de tinta, é importante remover com thinner, mas não deixar agir por muito tempo. O ideal é que você teste o produto em uma pequena parte do porcelanato, ou de sobra, para se certificar de que não causará nenhum dano ao seu produto já instalado.
A limpeza do rejunte pode ser feita como produto FIM DE OBRA LIMPA REJUNTE, aplicando-o com a parte amarela da esponja, esse produto é desincrustante e remove sujeiras profundas.
LIMPEZA DIÁRIA
A limpeza diária do seu porcelanato é mais simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Varra a superfície com uma vassoura com cerdas macias, para que não haja atrito em excesso;
- Crie uma solução, em um balde, com uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro diluído em 5 litro de água;
- Passe o pano molhado no chão;
- Seque bem o chão com um pano seco para que não apareçam manchas.
Se mesmo depois disso permanecerem manchas, basta deixar a solução agir no piso por um tempo e esfregar com a vassoura.
DICAS PARA CONSERVAR
Aqui vão algumas outras dicas para conservar ainda mais seu porcelanato:
- Sujou, limpou! Assim que ocorrer algum acidente, limpe na hora. Deixar a sujeira agir vai dificultar ainda mais as limpezas diárias ou causar manchas permanentes (atenção para maquiagem, vinho, café e outras substâncias pigmentadas);
- Sempre deixe tapetes nas entradas dos cômodos, isso evita que resíduos de fora danifiquem o acabamento, como grãos de areia por exemplo;
- Mantenha os pés dos móveis protegidos com algo macio, como por exemplo, pés de borracha ou feltro, para que não danifique o piso a longo prazo.
PRINCIPAIS ERROS
Existem algumas coisas que não podem ser feitas em nenhuma circunstância, para não causar manchas, riscos e outros danos.
A primeira coisa é não deixar o sabão agir por muito tempo. Assim como dissemos logo acima, às vezes pode ser necessário deixar agir, mas não deixe passar de 30 minutos.
Outra dica é não utilizar esponjas ou outros materiais com superfícies ásperas, como por exemplo, esponja de aço. Isso pode causar riscos e desgastes na superfícies, retirando até mesmo o esmalte de proteção.
Existem alguns produtos químicos que não podem ser usados, aqui estão eles:
- Semorin;
- Brilha Alumínio;
- Brilhol;
- Outros destinados à limpeza de alumínio.
Eles podem causar danos irreversíveis ao porcelanato, por isso, fique atento!
Outros materiais que não devem ser usados:
- Sabão em pó;
- Ceras;
- Ácidos;
- Soda Cáustica;
Sabemos que o porcelanato é resistente, mas tomando esses cuidados na hora da limpeza, ele vai durar muito mais!
Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo ou deixe uma pergunta no nosso INSTAGRAM ou FACEBOOK!