quinta-feira, 8 de maio de 2025
MUITO ALÉM DO ENSINO!

MELHORANDO O MUNDO

10/09/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Frank Charles Laubach (1884-1970), um missionário americano, foi o principal pioneiro contemporâneo de programas para instrução de adultos.
Por meio dos frutos de seus esforços como educador, comunicador e organizador, ajudou milhões de pessoas pobres em todo o mundo a melhorar suas vidas com a educação.
Em 1929, Laubach chegou a uma grande ilha no sul das Filipinas chamada Mindanao, e se estabeleceu na cidade de Landao.
A primeira coisa que teve que fazer foi estudar o idioma, e fez isso com a ajuda de um homem que havia sido absolvido de uma sentença de prisão de 25 anos por assassinato. A língua era o Maranao e nunca havia sido escrita.
Decidiu usar o alfabeto ocidental e fazer com que cada letra representasse um som. Em seis semanas, ele conseguiu organizar cerca de 1300 palavras. Então, ele resolveu montar uma escola para ensinar a ler.
Laubach e seus assistentes começaram a ensinar em todos os lugares e o entusiasmo foi enorme, tanto que as pessoas ficaram muito animadas.
Porém, aí veio o grande desafio: eram muitas comunidades e Laubach não conseguiria atender a todas. O que fazer?
A solução veio através de um cacique maranao. Este convidou Laubach para ensinar em sua aldeia, e diante da impossibilidade, disse ao missionário: “Então, eu vou aprender a ler e ensinarei ao meu povo, pois todo aquele que aprende tem que ensinar outro”.
Colocando esta frase em prática, em dois anos mais de 1500 maranaos aprenderam a ler. Laubach realizou campanhas semelhantes ao redor do mundo, sempre defendendo o lema: TODO AQUELE QUE APRENDE TEM QUE ENSINAR OUTRO!
Quando ensinamos aos outros, crescemos como pessoas, mudamos vidas, melhoramos o mundo! Mãos a obra!