quinta-feira, 1 de maio de 2025
MUITO ALÉM DO ENSINO

MINHA PÁTRIA AMADA

02/09/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Semana da Pátria. Momento especial para refletirmos sobre nosso papel na sociedade e o que o 7 de setembro realmente representa para nós.
Desde criança, o Feriado da Independência marcou minha vida. Lembro dos desfiles cívicos, do orgulho em levar a Bandeira do Brasil, do Hino nacional que era cantado diariamente na escola e da alegria de vestir o verde e amarelo.
Boas lembranças. Mais do lembranças. Lições que me acompanham ao longo da vida.
Quais?
1- A valorização e o respeito aos símbolos da pátria: quando estávamos perfilados para a execução do Hino Nacional e hasteávamos a Bandeira, um sentimento de reverência tomava conta de todos os estudantes. Honrar o país e fazer o melhor tornava-se nosso lema.

2- Civismo: civismo é interesse pelo bem público, o espírito de patriotismo, o respeito a tudo aquilo que representa o país em que se nasce e vive. Aprendi que o verdadeiro cidadão é protagonista e não coadjuvante. Faz a diferença sempre.

3- Comprometimento. Muitas vezes desfilamos com tempo chuvoso. Mas, os obstáculos não impediam nosso dever cívico. Era um estímulo a mais para cumprir “nossa missão”.

4- Organização: os pelotões devidamente perfilados, a “marcha” sempre muito bem treinada, a interação com outros “pelotões” mostrava a necessidade do planejamento e da interação para alcançar os objetivos. Regras de ouro que aplico constantemente.

5- Valorizar as pessoas: o bem maior de uma pátria são os seus cidadãos. Não existe Pátria Amada se seus cidadãos não forem amados e respeitados.

Não quero concluir este artigo em tom saudosista. Pelo contrário, fica o desafio a todos educadores para que resgatemos em nossos alunos o verdadeiro sentido de ser brasileiro!