ATINGIU O CORAÇÃO
O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, visitou Goioerê na sexta-feira, 22, quando falou a empresários e contadores sobre os benefícios do Programa Cartão Futuro.
Ele estava acompanhado de Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho do Paraná, e foi recepcionado pelo secretário de Governo, Milton Ferreira Lima, que representou o prefeito Betinho Lima, pelo secretário de Indústria e Comércio, Pedro Godoy, pelo presidente da ACIG, Lenilson Munhoz, e pelo presidente da Câmara Municipal, Kleber Paraíba. O deputado estadual Anibelli Neto também estava no evento.
CARTÃO FUTURO
O secretário veio a Goioerê para falar sobre o Cartão Futuro, uma ferramenta do Governo do Estado de incentivo à inclusão de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, tem garantido a paranaenses entre 14 e 21 anos renda e acesso a uma profissão em todo o Estado. Um dos objetivos do programa é incentivar as micro e pequenas empresas a contratar aprendizes.
Para isso, o Governo do Estado subsidia parte dos vencimentos, com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescência (Cedca), e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Pelo mesmo mecanismo, a administração estadual estimula as grandes empresas a abrir novas oportunidades para jovens aprendizes.
Segundo o secretário Rogério Carboni, esta é uma ação que garante dignidade a uma parcela da população que não apenas tem a necessidade financeira, mas também precisa de inclusão social. “São jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Ou seja, abrir as portas do mercado de trabalho é abrir a possibilidade de uma vida digna e com oportunidades para que possam iniciar a transformação nas suas vidas e de suas famílias”, ressaltou.
O programa é administrado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. São repassados para as empresas participantes R$ 300 por mês para cada jovem contratado e R$ 450 se for pessoa com deficiência ou egresso do sistema socioeducacional. O Cartão Futuro é voltado exclusivamente para membros de famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo – incluídas nesta média eventuais auxílios econômicos de programas similares – e
cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Os jovens devem obrigatoriamente estar matriculados e/ou frequentando regularmente o Ensino Fundamental, Médio ou EJA. Para as vagas de aprendizagem, obrigatório que as inscrições sejam realizadas por intermédio das Agências do Trabalhador em todo o Estado do Paraná, onde as empresas também podem se cadastrar ou obter outras informações.
HOMENAGEM
Durante o evento, que aconteceu na sede da ACIG, a empresa Goioplast foi homenageada por ser a primeira empresa de Goioerê a aderir ao Programa Cartão Futuro.
ATINGIU O CORAÇÃO
CRIME CRUEL
PAPO SÉRIO
MORTE NA IGREJA