terça, 22 de outubro de 2019
TESTES RÁPIDOS

Rotary Club de Goioerê vai realizar a campanha Hepatite Zero

12/07/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                               O Rotary Club de Goioerê irá fazer parte de uma das maiores campanhas de testes de Hepatite C do Brasil, a Semana da Hepatite Zero, com a aplicação de testes rápidos para a detecção da doença, que está sendo desenvolvida pelo Rotary.

Em Goioerê a campanha será realizada no dia 20 de julho, um sábado, das 9 às 12 horas, na Praça da Igreja Matriz, quando serão disponibilizados 300 testes para serem aplicados principalmente nas pessoas que integram os grupos de risco.
A campanha será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde de Goioerê, que irá disponibilizar pessoal para a aplicação dos testes.
O presidente do Rotary Club de Goioerê, Gilson Croscato, pondera que esta é mais uma ação do Rotary na comunidade e de grande relevância, uma vez que muitas pessoas podem estar infectadas com o vírus da Hepatite C e não saber.
.
GRUPOS DE RISCO
.
Os grupos de risco são as pessoas com mais de 40 anos, pessoas que receberam transfusão de sangue ou de qualquer derivado de sangue antes de 1994; doentes renais em hemodiálise; pessoas que usam, ou usaram alguma vez, drogas injetáveis ou cocaína inalada; indivíduos que usaram medicamentos intravenosos através de seringa de vidro nas décadas de 1970 e 1980; pessoas que tenham feito tatuagens ou piercings em locais não vistoriados pela vigilância sanitária; pessoas com parceiros sexuais de longo tempo infectados com hepatite C; e pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou com histórico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); entre outros.
A hepatite é uma doença silenciosa, de alto risco, que ataca o fígado, e que tratamento disponível no SUS. O portador pode carregar o vírus no organismo por anos, sem que saiba disso. Estima-se que quase seis milhões de brasileiros estejam infectados com os vírus B e C da hepatite e não tenham recebido o diagnóstico.