Provavelmente você já ouviu o ditado que diz: “ Se a vida lhe der limões, faça com eles uma limonada”.
Esta é uma forma criativa e divertida de afirmar a importância de tirar algo bom das dificuldades. Na teoria, é fácil. Na prática, a experiência pode ser terrivelmente dolorosa.
Afinal, situações como a perda de alguém querido, um divórcio, desentendimentos familiares, notas baixas, bullying, problemas de autoaceitação e autoestima e incertezas diárias afetam diretamente o nosso modo de viver.
Porém, é preciso lembrar que os problemas podem ser inevitáveis, mas a amargura e a lamentação são opcionais.
O que farei a partir de hoje com as circunstâncias adversas? Será que ainda dá tempo para fazer uma limonada ou já é tarde demais?
O húngaro Pál Szekeres foi alguém que soube usar os limões da vida.
Nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, Szekeres conquistou a medalha de bronze na esgrima. Era um atleta extremamente promissor. O favorito para os próximos Jogos.
No entanto, em 1991, um ano antes do Jogos Olímpicos de Barcelona, Szekeres sofreu uma grave acidente de ônibus que o deixou paraplégico. Seria o final da linha?
Não! Szekeres decidiu encarar a situação. Passou a integrar a equipe Paraolímpica de esgrima da Hungria. E lá estava ele em Barcelona em 1992.
Szekeres foi medalha de ouro em 1992 e 1996. Em 2000, 2004 e 2008 foi bronze. Incrível!
Hoje eu e você podemos dar a volta por cima. Não se intimide pelas circunstâncias. É hora de reagir e saber que ainda dá tempo de ser feliz e alcançar nossos sonhos!