
Vivemos num mundo de comparações. Hoje em dia é muito fácil ver o que os outros postam acerca de si mesmos nas redes sociais. Há uma enxurrada de fotos e vídeos a mostrar coisas, relacionamentos, sensações e lugares que os outros experimentam. É inevitável que façamos comparações com nossa própria vida.
O verbo comparar tem origem no latim comparare, formada por com, que quer dizer “junto”, e parare , que significa “fazer par, colocar lado a lado para observar as diferenças”. Em Gênesis 4 a Bíblia nos relata um grande exemplo disso: a história de Abel e Caim. Vemos como Deus se agradou de Abel e de sua oferta, mas não se agradou de Caim e de sua oferta e como Caim se sentiu inferior, foi movido por inveja e ciúme, e acabou odiando e matando seu irmão (v. 4-8)
O estilo de vida atual é um campo fértil para comparações. Quando a comparação é alimentada, sentimentos negativos começam a nos escravizar a ponto de nos consumir, fazendo-nos ficar cegos para tudo que Deus fez, faz e fará por nós. Para alguns a comparação os faz invejar e desejar aquele corpo perfeito, aquela roupa, carro ou o estilo de vida de outros. Além disso, entre os cristãos, é bem possível desejar ter os dons, as qualidades e até mesmo o ministério do irmão. Além dessas coisas, a comparação pode estar associada com baixa autoestima ou mesmo gerá-la, podendo resultar em complexo de inferioridade, carência emocional, necessidade constante de validação ou afirmação, ansiedade excessiva e ainda depressão. Que terrível!
Já parou para pensar que, quando você se compara com alguém, é como se dissesse a Deus: “Não me satisfaço com o que já me deste. Tu poderias fazer mais por mim. Porque fazes por outros e não por mim? Tu estás me privando de coisas que eu preciso e mereço”.
Obviamente desejar ser melhor é lícito e até louvável e tomar outros como exemplos positivos a ser seguidos é uma maneira de ser motivados. Porém, quando isso começa a fomentar sentimentos negativos, causa danos terríveis e afeta até a fé em Deus porque comparações, invejas, cobiças e ciúmes são algo muito sério. Por isso, ore ao Senhor para sondar seu coração. Queremos terminar te encorajando a refletir um pouco sobre esse assunto. A bíblia nos ensina “ Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Mateus 16:20. Ter o que o outro tem, fazer o que o outro faz, ser o que o outro é nada disso é o que você precisa. Você precisa é de Deus, só ele supre sua alma. Que Deus te abençoe e ilumine a sua vida.
Luci Alvino - Líder da UDF e Mentora Cristã