segunda-feira, 31 de março de 2025
CRÔNICA

Eucaristia

19/06/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Dia 16 de junho comemoramos o dia de Corpus Christi, mas podemos dizer o dia consagrado a Eucaristia. Será que realmente sabemos o que é Corpus Christi ou Eucaristia? Traduzindo Corpus Christi temos em português Corpo de Deus, e Eucaristia é a mesma coisa, mas nas Igrejas Católica e Protestantes passam a ter significado mais profundo, ou seja: sacramento central partilhado nas Igrejas. Na Igreja Católica, através das palavras pronunciadas pelo padre, pão e vinho se transubstanciam, que é a transformação respectivamente no corpo e sangue de Cristo. Uma pergunta que podemos fazer é: todas as igrejas têm Eucaristia? A resposta é sim, todas as igrejas Cristãs têm esse momento, mas as igrejas Protestantes não fazem como sendo transubstanciação, mas como memorial deixado por Cristo, e em todas esse momento é um sacramento, só podendo ser realizado por um Pastor consagrado.
Mas qual é a real importância desse momento para a Igreja e para todos os crentes (católicos e evangélicos) é o momento que Cristo em sua Soberania se apresenta em nossos corações e nos santifica com Ele. Podemos afirmar que é o momento soberano na missa ou no culto.
Sua maior importância para nossa vida é que não devemos simplesmente tomar a Ceia (a hóstia ou o pão e tomar o cálice com o vinho) de qualquer maneira, e continuar sem mudança em nossas vidas. Cristo quando faz este momento com os discípulos na sua última refeição, Ele os exorta que o momento é precioso, pois ao comermos a Ceia seria para perdão de pecados, como está no evangelho de Mateus no capítulo 26, versículos de 26 a 30 e relata: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o sangue da minha aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai". Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras”.
Este sacramento nos leva primeiro a verificar como está nossa vida, e pedir perdão pelos nossos atos errados, e segundo nos ensina a procurarmos ter uma vida diferente, mais amistosa e cheia da graça de Deus. São dois ensinos totalmente diferentes, mas que se manifestam na obediência à Palavra e no viver a vida segundo a orientação de Deus.
Então a Eucaristia não é o simples ato de comer o pão ou de receber com cuidado a hóstia consagrada, mas deve ser de uma vida diferente, de ter uma vida manifestada da glória do Senhor. Se soubermos viver toda essa realidade, com certeza teremos um mundo muito melhor, muito mais humano e sem a violência que nos assola atualmente.
A Eucaristia é o melhor símbolo do ser cristão em tempos atuais, dessa maneira quando você receber a hóstia ou o pão e o cálice em suas mãos vivenciem a experiência de ser renascido em Cristo e brilhe como luz fulgurante da Graça de Deus. Shalom.